A armazenagem, dentro da logística, é uma atividade de extrema importância, já que é um serviço que promove a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados no interior das fábricas ou ainda em locais destinados a este fim. Portanto, a armazenagem pode ser efetuada pelos fabricantes ou por um processo de distribuição específico.
A lembrança mais antiga que temos de armazém nos remete a galpões que guardavam determinados materiais, sem outras utilidades agregadas. Com o tempo, as empresas passaram a perceber que o serviço de armazenagem pode trazer rendimento ao fazer parte de atividades de produção, marketing e finanças. Percebeu-se que os armazéns mais do que guardar produtos têm espaço para fluxo de materiais, possibilitando o controle de toda a operação.
O controle na logística envolve a proteção de materiais, controle de entrada, de saída, de estoque, distribuição, controle de demanda e capacidade de produção. Portanto, aquele local que apenas estocava “coisas” tornava-se um setor essencial para a customização de todas as atividades da empresa, aumentando o lucro.
Com esse controle também se conquistou a redução dos custos de armazenagem, com a otimização dos processos, controle mais eficiente das informações, aumento no nível de qualidade dos serviços, melhor administração de inventários, práticas operacionais, técnicas de movimentação de materiais, processamento de pedidos e métodos de estocagem.
Armazenagem é o ato de armazenar mercadorias que serão vendidas ou distribuídas posteriormente. Embora um pequeno negócio baseado em casa possa ter o armazenamento de produtos em um quarto de hóspedes, porão ou garagem, as grandes empresas normalmente possuem ou alugam espaço em um prédio especificamente projetado para armazenamento.
A Logística é o processo de planejar, executar e controlar, com eficiência, o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias, dentro e fora das empresas. O objetivo é fazer com que esse processo ocorra de forma precisa e que os prazos de entrega sejam cumpridos.
Para definir a logística de armazenagem, devemos primeiro entender o significado da logística em si. Nos termos mais simples possíveis, a logística pode ser definida como o planejamento detalhado, organização, gerenciamento e implementação de operações complexas . Em muitos setores, incluindo armazenagem, a logística também se estende ao fluxo de bens físicos e informações.
A logística de depósito, portanto, abrange todos os fatores complexos e variados – organização, movimentação e gerenciamento – envolvidos no armazenamento. Isso inclui o fluxo do inventário físico, bem como o de mercadorias mais abstratas, incluindo informações e tempo.
A logística de armazenagem também pode se estender a qualquer coisa, desde o controle de pragas do armazém, ao manuseio de mercadorias danificadas, às políticas de segurança, à gestão de recursos humanos e ao retorno dos clientes. Em outras palavras, a logística do depósito envolve todas as políticas, procedimentos e ferramentas organizacionais necessárias para manter as operações do depósito funcionando sem problemas.
Tão importante como compreender o que é armazenagem é buscar formas de reduzir os custos de armazenagem de um negócio. A margem de lucro de uma empresa pode residir nesses custos logísticos.
Uma das dicas que damos, é buscar um SELF STORAGE.
Self Storage é a solução para guardar o estoque que não cabe em sua empresa.