Seja pelo preço mais acessível ou por uma localização estratégica, os apartamentos pequenos, entre 30 e 60 m², estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente em cidades grandes. Ainda que o espaço seja pouco — o que parece um problema para a mobília e para a decoração — é possível montar um ambiente aconchegante, estiloso e confortável.
No caso de apartamentos pequenos, é necessário abusar da criatividade, usando cada parte do seu espaço e deixando-o prático e funcional. Além disso, os móveis devem ser escolhidos com muito cuidado, para se adequarem ao ambiente sem que atrapalhem a circulação ou causem qualquer desconforto e a decoração deve ser pensada para trazer harmonia e equilíbrio.
Confira, então, instruções, dicas e inspirações para decorar seu lar da melhor forma possível, deixando-o com a sua cara e aproveitando o espaço de forma versátil e inteligente.
Decorar é uma tarefa que exige paciência e dedicação, ainda mais se você não puder contar com a ajuda de um profissional. Por isso, é importante pesquisar ideias e analisar quais delas se aplicam ao seu apartamento. O designer de interiores Vinícius de Mello e o arquiteto Giuseppe Cafasso ajudaram a pensar em dicas gerais e práticas para a decoração de um apartamento pequeno que podem te auxiliar nessa tarefa.
FOTO: GETTY IMAGES
Essa dica pode ser explicada de forma simples: já que não existe muito espaço horizontalmente em seu apartamento, aproveite o espaço vertical. “Explorar a verticalidade ajudará a encontrar espaço para acomodar e guardar objetos, decorar e até mesmo criar elementos estéticos interessantes no ambiente”, diz Vinícius.
FOTO: GETTY IMAGES
Quando o espaço é pequeno, as paredes são a melhor alternativa para a decoração. Quadros, espelhos e outros objetos podem fazer a diferença e trazer originalidade ao ambiente.
FOTO: GETTY IMAGES
Também aproveite as paredes para fixar estantes e prateleiras, que serão úteis para guardar seus pertences e criar composições decorativas interessantes, com itens que remetam ao seu estilo pessoal.
Fique por dentro de nossas novidades
FOTO: GETTY IMAGES
Utilize os objetos e pertences necessários à rotina doméstica, como eletrodomésticos e caixas organizadoras, para compor a decoração do ambiente.
FOTO: GETTY IMAGES
Aproveite o espaço integrando os cômodos da casa: a sala e a cozinha, o quarto e a sala, a lavanderia e a cozinha são alguns exemplos. Esses ambientes podem ser utilizados em conjunto, facilitando a organização e a circulação no apartamento.
FOTO: GETTY IMAGES
Escolha móveis com gavetas para guardar os seus pertences. Dessa forma, será possível manter a organização de sua casa e cada objeto terá seu lugar específico.
FOTO: GETTY IMAGES
Um ambiente com pouca iluminação parece ainda menor do que é, portanto, faça uso de luz para ampliar seu apartamento. Além disso, uma boa iluminação colabora para a leveza do cômodo.
FOTO: GETTY IMAGES
Sofás que viram camas, mesas de centro que servem como baú, mesas que se transformam em estantes. São muitas as opções de móveis que possuem mais de uma utilidade. Esse tipo de mobília economiza espaço já que um único móvel desempenha a função de dois.
FOTO: GETTY IMAGES
As portas de correr são uma ótima opção para apartamentos pequenos pois não ocupam espaço, diferente das portas tradicionais.
FOTO: GETTY IMAGES
Se você for investir em uma cama, escolha os modelos que possuem um compartimento para guardar pertences. Ele pode ser utilizado para guardar toalhas, roupa de cama ou objetos que são utilizados com menor frequência.
FOTO: GETTY IMAGES
Caso você tenha filhos ou por algum motivo precise dividir o quarto com outra pessoa, as beliches ou até mesmo as triliches, são uma tradicional opção para solucionar esse impasse.
FOTO: REPRODUÇÃO / RAHBIA ALLEN INTERIORS
Para quartos integrados à outros cômodos, é possível fazer uso de uma cortina ao redor da cama, trazendo privacidade e elegância ao local.
FOTO: REPRODUÇÃO / REBECCA MITCHELL INTERIORS
Não tem espaço para um sofá? Almofadas e travesseiros grandes, organizados no chão, podem ser uma boa escolha para substituir o sofá quando você receber visitas.
FOTO: GETTY IMAGES
Fixar sua televisão na parede dispensa mobílias de suporte, como estantes e raques, economizando espaço.
FOTO: REPRODUÇÃO / CORYNNE PLESS
É possível usar móveis, como estantes e balcões, para separar áreas, trazendo privacidade aos ambientes, sem perder muito espaço.
FOTO: GETTY IMAGES
Não tente colocar o que não cabe. Na cozinha ou sala de jantar, prefira mesas pequenas ou mesas de canto. Na sala, escolha sofás menores ou até mesmo poltronas.
FOTO: GETTY IMAGES
Na cozinha, uma boa solução para otimizar o espaço é trocar o fogão tradicional por um fogão cooktop, também conhecido como fogão de mesa.
FOTO: REPRODUÇÃO / BLACK AND MILK RESIDENTIAL
Assim como as prateleiras e as estantes, os armários suspensos não ocupam espaço e servem para armazenar seus pertences e utensílios.
FOTO: REPRODUÇÃO / UTE GÜNTHER
As mesas de abrir ficam “escondidas” e podem ser abertas quando necessário. Elas podem servir tanto como mesa de estudo ou trabalho como mesa de refeição.
FOTO: GETTY IMAGES
Ainda que normalmente sejam mais caros, os móveis planejados são uma alternativa para solucionar o problema de pouco espaço, já que serão feitos sob medida para se adequarem à sua casa.
Apesar de muitas sugestões pertinentes serem disseminadas quanto à otimização do espaço em ambientes pequenos, algumas ideias consideradas regras não passam de mitos e podem ser superadas com bom gosto e com a ajuda de um profissional.
Vinicius de Mello diz que “pessoas e até mesmo profissionais da área tendem a criar regras gerais ou princípios para ampliar ou reduzir os espaços”, porém são muitos os fatores que interferem na ampliação ou na redução de um ambiente e esses princípios não se aplicam à todas as situações. Então, confira a lista elaborada a partir das observações do designer e de Giuseppe Cafasso sobre esses mitos que envolvem os apartamentos pequenos:
Apesar dos mitos, alguns truques podem realmente ajudar a ampliar seu apartamento. Vinicius de Mello diz que os “espelhos são os mais velhos aliados nesse sentido, eles realmente ampliam o espaço”, pois refletem o mesmo. É possível colocar espelhos nas paredes, do chão ao teto, alinhado a um móvel ou até mesmo na porta de armários. Além dos espelhos, outras superfícies reflexivas também podem ser utilizadas, como por exemplo o vidro, a laca ou a fórmica.
“Faça com que os cômodos conversem entre si, isto é, crie elementos de integração entre os espaços, ou ainda, pense no espaço como uma coisa só”,
Outra dica é não setorizar muito os ambientes. Integrar sala e cozinha, ou até mesmo o quarto com esses ambientes quando necessário, poupa o espaço das paredes e deixa o lugar maior. “Faça com que os cômodos conversem entre si, isto é, crie elementos de integração entre os espaços, ou ainda, pense no espaço como uma coisa só”, ressalta Mello.
Algumas dicas pontuais também podem economizar espaço e ampliar o ambiente, como sugere Giuseppe Cafasso. Portas de correr são uma alternativa às portas tradicionais que precisam de bastante espaço para serem abertas, televisão suspensa na parede dispensa raques e estantes e mesas redondas atrapalham menos a passagem e deixam a impressão de um ambiente maior.
Quando estamos decorando um ambiente, o melhor que podemos fazer é procurar inspiração em projetos já existentes. Por esse motivo, confira uma galeria com alguns projetos de decoração em apartamentos pequenos que podem lhe ajudar a montar o seu. Atente-se à harmonização dos ambientes, pois ela é fundamental na hora de decorar qualquer espaço e ainda mais importante em apartamentos pequenos.
Uma ótima opção na falta de espaço, são os Self Storage, saiba como funciona!